Se Eu Ficar


Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788581635415


Mia é uma garota de 17 anos genial com o violoncelo e a música é a sua paixão, aliás, a garota respira música, com pais roqueiros, um irmão mais novo que segue pelo mesmo caminho, tocando bateria, e um namorado guitarrista que toca em uma banda. Apesar de todas as influências, a música clássica é a sua preferida, aquela com a qual mais se identifica. Suas habilidades excepcionais com o violoncelo acabam lhe garantindo uma vaga para a Juilliard, uma escola de música e artes cênicas de renome localizada em Nova York. Mas Mia ainda não se decidiu, afinal continuar em Oregon significa ficar ao lado de seus pais e de Adam, pessoas incrivelmente especiais para ela. 

Os pais de Mia apóiam a garota seja qual for a decisão que ela tome, mas ela não poderia sequer cogitar a hipótese de que ficaria de frente com uma escolha muito mais difícil e dolorosa na sua frente. Em uma manhã fria de fevereiro, Mia, seus pais e seu irmão acabam indo passear de carro para aproveitar o dia que todos tiveram de folga devido a neve e num instante tudo muda. 

"Você jamais esperaria que o rádio continuasse funcionando depois do que aconteceu. Mas ele continuou". (p. 16)

O que era para ser um passeio agradável torna-se uma tragédia. O carro em que Mia está com sua família envolve-se em um acidente e seus pais morrem na hora do impacto. Mia consegue ver o seu corpo, confundi-o antes com o do seu irmão, e vê que está ferida, terrivelmente ferida e que seus pais parecem irreais, a cena toda parece completamente irreal. 

Mia observa tudo, a chegada dos paramédicos, o anuncio da morte de seus pais e os procedimentos ininterruptos que realizam em seu corpo inerte, sem conseguir acreditar no que está vendo. Tudo parece um pesadelo e mesmo quando é levada para uma sala de emergência, Mia só consegue sentir horror e confusão. 

Teddy, seu irmão, morre no hospital e Mia é internada, ao menos o seu corpo, que ela acompanha enquanto se encontra nessa espécie de limbo, invisível para todos, sem conseguir sentir nada nem ninguém. A partir desse ponto, Mia passa por diversas lembranças de sua vida. Recorda-se de seus pais e de seu irmão, que viu crescer, lembra-se dos momentos felizes e angustiantes que viveu com Adam e relembra sua paixão pelo violoncelo. Vê também todos seus parentes que a visitam no hospital, choram por ela, vê Kim, sua melhor amiga, suplicar para que Mia fique com eles e vê Adam, o seu grande amor, desamparado. 

"Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim". (p. 75)

Mia passou tanto tempo ignorando a verdade, os terríveis acontecimentos, que se dá conta que sua decisão irá implicar em consequências que ela não sabe se irá aguentar. Se ela ficar, acordará em um mundo completamente diferente, órfa, tendo que lidar com tudo o que perdeu e juntar todos os pedaços que sobrou da sua vida. Se resolver morrer, poderá seguir em paz com a sua família. 

"Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar". (p. 137)

Se Eu Ficar, de Gayle Forman, que estreou nos cinemas no dia 4 de setembro, é um livro que trata muito mais sobre vida do que morte. Ao inserir os flashbacks de Mia, Forman deu um aspecto mais suave a história, fazendo com que a atmosfera do livro não se tornasse demasiadamente carregada e sombria. Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Mia, conhecemos uma adolescente tímida que vive com pais incríveis e que tem um namorado maravilhoso, mas que tem a vida interrompida por um acidente horrível. Mia não me agradou completamente, muitas vezes soando rígida demais, como se fosse travar a qualquer momento (flashbacks). Compreendi a apatia que a personagem demonstra durante o decorrer da história enquanto se encontra no hospital, talvez devido ao choque e também para não tornar a narrativa excessivamente melodramática e cansativa. 

Adam é um personagem perfeito bem como um namorado perfeito e suas cenas e diálogos com Mia são extremamente delicados, o que incomoda bastante, tornando o relacionamento dos dois um enorme clichê. 

Os momentos mais bonitos e divertidos são as memórias de Mia com seus pais, personagens engraçados e que revelam como os melhores momentos da vida são extremamente simples. 

Além de abordar os diferentes relacionamentos que existem entre mãe e filha, pai e filha, irmão e irmã etc., em Se Eu Ficar nos deparamos com uma história simples sobre amor e esperança, escrita para emocionar, o que, infelizmente, não aconteceu comigo porque:

1) Não achei os personagens convincentes ou minimamente reais;
2) Acho que a autora forçou um pouco para emocionar os leitores.

Ah, então você não vai assistir ao filme, né?

Ah, vou sim! Diferentemente de A Culpa É das Estrelas, que também não curti muito e acabei não assistindo ao filme, quero conferir o longa de Se Eu Ficar pra dar uma conferida, afinal, quem sabe? Além disso, li em diversos lugares que a continuação de Se Eu Ficar é muito melhor e lendo a sinopse (não façam isso se não leram o livro!) e o primeiro capítulo também achei. 

10 comentários:

  1. Ainda não li o livro, estou com ele na minha estante só me esperando. Essa é a primeira resenha que li com muitos pontos negativos, isso é bom por que nem tudo é um mar de rosas. Pretendo ler o livro antes do filme, até pq na minha cidade não está passando no cinema e nem na cidade vizinha, dono do cinema é sem noção mesmo. Bom, gostei muito dessa capa, e raro eu gostar de capa de filme, mas essa é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Normalmente só vejo a adaptação após a leitura do livro. Por isso nem assisti ao filme ACEDE, pois o livro tá aqui paradinho na estante, rs.
    Essa é a primeira opinião 'negativa' que leio dessa trama, a maioria está rasgando seda e jogando confetes.
    É tão chato quando o autor força a mão para emocionar os leitores, tem como fazer isso sem exageros.
    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Então eu li o livro. É um livro muito bom! A escrita da Gayle é legal, o desenrolar também da estória, e a forma que autora intercalou as lembranças da Mia, com o presente ficou perfeito. Apesar disso, como você disse, achei a história bem clichê. Um romance bom, mas não é aquele que você diz: AAAAAAAH! ♥ - Não, não é. As partes que eu mais gostei foi os momentos com o Teddy e os pais dela. Também achei a melhor amiga dela uma graça.

    P.S Preciso confessar algo: Quando eu li, eu não sabia que tinha uma continuação. Então, eu fiquei umas duas semanas xingando a autora, e dizendo o quanto eu estava decepcionada com este final....rs Depois de muito tempo, quando eu já estava '' engatando'' em um romance novo, descubro que existe o livro '' Para onde ela foi'' . Ufa! rs Melhor né?

    Beijos, Vi.
    Blog minha velha estante

    ResponderExcluir
  4. Sempre interessante poder ler uma resenha de um livro que esta sendo super bem falado e ler alguns detalhes que na realização da leitura não sejam legais, para quando formos realizar a leitura não nos decepcionar com o livro.Achei bacana os pontos que te agradaram tanto, mas ainda assim pretendo ler e matar minha curiosidade!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  5. Gosteei de ler a sua resenha pelo fato dela ter um ponto de vista diferente das demais resenhas q eu havia lido até então.
    Gostei de saber q tem gente q n gostou taaanto assim do livro, pois se n ia pegar o livro p ler com as expectativas mto altas e provavelmente isso influenciaria no meu 'gostar' do livro..=)
    Pelas resenhas q li realmente deu p perceber q a autora deu aqueeela forçada no sentimentalismo desse livro. E pelo jeito funcionou com bastante gente neah...hahaa
    Ainda pretendo ler o livro e ver o filme ^^

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo.. eu tenho que ler antes de ver o filme, pelo menos é isso que eu espero..
    parece bem interessante, pelo menos é um tema que me deixa bem curiosa..
    lendo a resenha e a sinopse eu tento me colocar no lugar da personagem pra imaginar como seria viver tudo isso..só sei que seria bem estranho..

    ResponderExcluir
  7. Acho que não quero mais ler esse livro, sei lá, vi tantos críticas negativas que perdi a vontade!

    ResponderExcluir
  8. Eu nem assisti e nem li ainda o livro, mas a curiosidade é tanta, pena que vc não gostou, muita gente gosto mas também teve outras que nem tanto, só estou esperando o meu livro chegar pra começar a ler.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Uma leitura emocionante e com o foco apontado para comover mesmo, uma pena que os personagens não te convenceram, mostra como nossas decisões podem mudar tudo e que por mais difícil que seja sempre temos que nos decidir entre algo, pelo que vi esse primeiro livro dividiu bastante as opiniões agora resta esperar o segundo, irei ler para saber qual a decisão da Mia e quais implicações isso causará, depois de ler assisto o filme que pelo trailer parece estar bem fiel e com uma trilha sonora muito bacana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula, eu queria muito ler esse livro, mas tenho lida muitas resenhas que me desanimaram um pouco, não estou mas com muita expectativa. Muitas resenhas falam mais ou menos o que você falou, que os personagens não convenceram muito e tals. Quero assistir o filme porque dizem que é melhor que o livro. Beijos

    ResponderExcluir