Sobrevivente


Título: Sobrevivente 
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa
Páginas: 360
ISBN: 9788580444551

Leia as resenhas de outros livros do autor:


Cantiga de Ninar foi o primeiro livro que li de Chuck Palahniuk e é o meu favorito dos livros que já li do autor. Em todas as suas obras, mesmo não as tendo lido, mas lendo uma resenha aqui, um comentário lá, Chuck nunca deixa de satirizar de modo chocante, debochado e irônico a sociedade ocidental, concentrando-se sempre no consumismo e no individualismo, e é engraçado como o autor consegue criar uma atmosfera tão envolvente e decadente a partir de situações tipicamente estranhas e tristes que cercam os noticiários de hoje. Existe também na sua obra um aspecto dualista, onde o bem e o mal estão em eterno conflito, onde a salvação parece estar na destruição, para que depois venha o construir. 

E em Sobrevivente, segundo livro do autor (o primeiro foi Clube da Luta, publicado em 1996), não é diferente, apesar de não ter ficado vidrada no livro, pois, de alguma forma, apesar de toda a loucura que envolve a narrativa, senti falta daquela "loucura especial" de Chuck, que pareceu minguar durante a leitura, fazendo com que Sobrevivente parecesse a obra de outro autor. No entanto, isso não significa que não gostei do livro, só fiquei um pouquinho decepcionada, mas de cara já gostei da apresentação livro, que possui capítulos numerados de forma decrescente, assim como as páginas, que começa na 353. 

Isso porque Tender Branson, o narrador, está em uma cabine de um avião contando porque tudo deu errado para uma caixa-preta, que é laranja, registrando ali a sua história, de um menino nascido em um culto religioso fanático, de um sujeito decante, até a celebridade religiosa em que se tornou.

A história de Branson é intercalada em um vai e vem, com o passado distante e o passado mais recente misturando-se, num labirinto violento e excêntrico, assim como o personagem. 

Tender Branson é o último sobrevivente da Igreja do Credo, ele recebe visitas de uma assistente social e trabalha na casa de estranhos como um faz-tudo desde que tornou-se adolescente e saiu de casa, sem remuneração. 

"Ao lado do interfone há uma agenda gorda que eles mantêm cheia de tarefas para mim. Eles querem planejar meus próximos dez anos, tarefa por tarefa. À maneira deles, tudo na vida se transforma em um item de uma lista. Algo a ser executado. Você começa a perceber como a vida é monótona." (p. 329) 

Depois de dezesseis anos limpando a casa dos outros, Branson sabe de coisas  que não se ensinam em Economia Doméstica:

Tirar manchas de sangue de um casaco de pele.
Limpar sangue de teclas de piano.
Tirar manchas de urina de cortinas e toalhas de mesa.
Esconder buracos de bala em uma parede na sala.
Limpar sangue do porta-malas de um carro.

Branson também se mantém ocupado à noite recebendo ligações de pessoas desconhecidas. Antes era divertido, agora nem tanto. Ele sabe que as pessoas não querem consertar a própria vida, não adianta ajudar e ele apenas diz para o outro lado da linha: "Se mate." 

É isso, enquanto alimenta seu peixinho dourado com Valium ele decide quem vai viver ou morrer apenas pelo tom de voz. Tender Branson, escravo em tempo integral, Deus em meio período. 

"Essas vítimas, elas ligam. Esses doentes crônicos. Eles ligam. Eles quebram o meu próprio tédio. É melhor do que televisão." (p. 342)

E então, Tender torna-se uma celebridade religiosa. Sessões de bronzeamento, botox, esteroides, anfetaminas, uma autobiografia, o Livro das preces casuais.

Prece para Prolongar o Orgasmo.
Prece para Perder Peso.
Prece para remover Manchas de Mofo.
Prece para Evitar a Queda de Cabelo. 

Hilário e cáustico, apesar de não ser um dos meus favoritos de Chuck, vale a pena dar uma conferida.

16 comentários:

  1. Eu recentemente encomendei uma versão em inglês do Clube da Luta - estou pensando em comprar os outros livros do autor, mas um de cada vez.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito do gênero, então não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  3. é tao chato qndo nos amamos o primeiro livro e esperamos que o resto da saga seja tao boa qnto, e acaba acontecendo algumas coisinhas q deixam os outros livros nao tao perfeitos qnto o primeiro ( sempre, meus livros favoritos sao os primeiros '-' ) eu n conhecia essa historia, mas achei bem interessante!! adorei a forma como as paginas sao colocadas kkk diferente

    ResponderExcluir
  4. Acho que não conhecia o autor e nem esse livro. Mas o livro também não faz bem o meu gênero.

    ResponderExcluir
  5. Falam bem de Clube da Luta mas eu nunca me interessei realmente... Sobre esse livro, acho que não me interessei, não faz o meu estilo e a capa dele é bem estranha hehe

    ResponderExcluir
  6. Li 'Clube da Luta' e não consegui gostar do estilo do autor. Esse também não me interessou. Bem, na verdade, acho que não consegui entender metade do livro! hauauahuahau

    ResponderExcluir
  7. Me interessei bastante pelo livro, não o conhecia. Tentarei lê-lo em breve. Também quero ler Clube da Luta.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro do autor, já tinha ouvi falar de alguns outros livros dele, mas nunca cheguei a ler, não curto muito o gênero.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não me interessei, achei meio sem graça.
    Já ouvi falar do outro "Clube da Luta" porém não me aprofundei muito.
    Quanto a esse, não lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei pelo livro e nunca li nada do autor, como não curto o gênero não sei se iria gostar da obra.

    ResponderExcluir
  11. Interessante os capítulos serem em ordem decrescente, mas tmb não me interessei não ;s

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula :)

    Sinceramente, também não curti esse livro não. Nunca li nada do autor, mas já ouvi falar sobre "Clube da Luta", e esse não me despertou interesse também.
    No momento eu não leria.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada desse autor e confesso que não fiquei interessada nesse livro, mesmo que sua resenha esteja ótima, não senti interesse pelo livro :c
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada deste autor mas é interessante ele usar seus livros para fazer críticas irônicas á sociedade. O enredo deste não me interessou muito, mas parece ser uma boa leitura e fiquei curiosa para conhecer a forma de narrativa do autor. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu sinceramente não consegui gostar desse livro, não sei porque mas algo nele não me prendeu de jeito nenhum, gostei dele usar críticas a sociedade mas foi apenas isso. Quem sabe eu dê chance para algum outro livro do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, eu não conhecia esse livro, ele parece ser bom, gostei, li O clube da luta e amei o livro, um dos meus favoritos, estou ansiando por mais livros do Chuck, adorei a sua resenha e o livro já foi para a minha lista de desejados.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir